Gisela Lima

Nascida em Franca, interior de São Paulo, Gisela Lima iniciou no mundo das artes com 7 anos de idade. O primeiro curso foi de Desenho e Pintura com o professor e artista W. Veríssimo. Na adolescência aprendeu crochê, tricô, bordado ponto cruz, bordado de fita e tear. Com   passar dos anos, aprendia, fazia e vendia suas peças artesanais.

Em 2004 concluiu o curso de Técnico em Calçados com habilitação para Modelista, em 2009 se formou em Ciências Contábeis e trabalhou na área financeira de duas grandes instituições de ensino de Franca e Ribeirão Preto.
Em Julho de 2010, em Ribeirão Preto, se casou com Marlon Oliveira. Neste mesmo ano, decide pedir as contas da empresa onde trabalhava registrada e começou a se dedicar somente ao que realmente fazia sentido, seu atelier.
Em novembro de 2010 nascia o Ateliê Artesania, uma loja que vendia produtos artesanais que ela mesma fazia e também produtos de vários artesãos da cidade. Atendendo a demanda que foi aparecendo aos poucos, Gisela inicia as vendas de lembranças para festas em geral.

Voltou a morar em Franca em 2011, onde se dedicou somente em fazer lembranças para casamentos, festa de 15 anos e personalização de festas infantis. Com esta atividade o ateliê mudou o nome para Gisela Lima Lembranças Personalizadas e funcionou por 3 anos.

Em 2014 volta a morar em Ribeirão Preto, querendo se dedicar e estudar algo novo, estudou na escola Bauhaus o curso de Decoração de Ambientes com Planejamento e também o curso de Jardinagem e Paisagismo. No final de 2015 iniciou sua dedicação integral para o Bordado Livre. Desenvolveu um caderno com mais de 100 pontos diferentes de bordado e com ele o seu método de ensino desta técnica. Ministrou aulas e workshops em Ribeirão Preto, Franca, Bonfim Paulista e São Paulo. Estudou várias técnicas de bordado com professores do Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos.

O Gisela Lima Bordados Manuais teve suas atividades encerradas devido a pandemia no início do ano de 2020. Neste mesmo ano, a artista também foi diagnosticada com uma doença crônica, que a fez repensar todas as suas atividades e prioridades de vida. Com tantas mudanças em sua vida, Gisela começou a estudar Bordado Contemporâneo, tingimento natural, impressão botânica, desidratação e prensagem de flores. Em setembro de 2020 inicia o Bacharelado em Artes Visuais, uma vontade antiga da artista.

Em janeiro de 2021, depois de uma fase difícil da doença, ela resolve se dedicar a algo que nunca tinha feito antes, um novo desafio e uma grande descoberta, as aulas de cerâmica. Foi uma descoberta muito gratificante e prazerosa. Em meio a tantas coisas novas, nasce a Madame Gica Handmade, uma marca que une todas as técnicas que a artista admira e se dedica. Em paralelo, Gisela Lima pesquisa sobre as rendas feitas aqui no Brasil e a sua união com a cerâmica. Sua pesquisa como artista, é transformar o barro (cerâmica) em uma superfície que abriga a renda fora do seu lugar comum.


Siga as redes sociais da artista